terça-feira, 31 de março de 2020

Projeto Quintais Agroecológicos e as Mulheres no Protagonismo dos Processos Produtivos e Econômicos da Chapada das Mangabeiras

Coordenação: Pollyana Oliveira da Silva  
Zootecnia

O projeto tem por objetivo o acompanhamento de mulheres rurais na implantação de quintais agroecológicos, capacitação de suas produções e comercialização e fortalecimento do seu processo de transição agroecológica no território da Chapada das Mangabeiras no Semiárido Piauiense. Este Projeto é uma parceria entre a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário – SEAD, do Governo Federal, e a Universidade Federal do Piauí - Campus Professora Cinobelina Elvas – UFPI – CPCE. As ações acontecem no Território da Chapada das Mangabeiras, Semiárido Piauiense, beneficiando 30 mulheres agricultoras agroecológicas.

Desta maneira, é fundamental o uso de ferramentas metodológicas já utilizadas no Brasil aplicadas a partir de uma perspectiva feminista de assessoria técnica com as mulheres rurais. Para tanto são realizadas atividades coletivas de planejamento, avaliação e capacitação com as mulheres agricultoras. Três cursos de capacitação ocorrerão durante a execução do projeto: I - Sistema Agroflorestais, II - Comercialização de Produtos Agroecológicos e III - Gestão da Caderneta Agroecológica. Um total de 30 quintais produtivos agroecológicos serão implantados e acompanhados a partir de visitas técnicas. Seminários e intercâmbios entre mulheres produtoras rurais do semiárido piauiense e brasileiro acontecerão para trocas de experiências.

Além disso, as experiências acumuladas no decorrer do projeto são socializadas a partir da realização de feiras das agricultoras agroecológicas, publicação de cartilhas e vídeo documentário. O acompanhamento e assessoria em suas práticas produtivas e de comercialização poderá garantir um ambiente de empoderamento das mulheres, dando visibilidade e reconhecimento ao seu protagonismo nas esferas familiares, de grupos produtivos e na sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário